O crescimento acelerado das vendas pela internet faz com que cada vez mais empresas optem por atender ao público através do e-commerce, que só em 2020 ganhou mais de 20 milhões de novos consumidores no Brasil, movimentando 126,3 bilhões de reais no período.
Números como esses demonstram o potencial que nosso país tem e consolidam o comércio eletrônico, tornando possível afirmar que empresas que não possuem presença digital estão condenadas ao fracasso.
Com isso, um dos primeiros aspectos que os gestores analisam quando iniciam com entregas, é a viabilidade de contratação de equipes para execução do trabalho, e a necessidade de aquisição de veículos para essa função.
É cada dia maior o número de organizações que optam pela terceirização, ou seja, que fecham acordos específicos com outras empresas, especialistas em logística e transporte, para que essas assumam a função de entregar todos os produtos vendidos aos clientes.
As vantagens de terceirizar as entregas
Dentre as inúmeras vantagens, podemos destacar:
· Redução de custos: ao perceber a diferença na planilha de custos ao fim de cada mês, dificilmente alguém fará a opção de não mais terceirizar as entregas. Manter veículos e funcionários exclusivamente para essa função é muito dispendioso para o caixa das organizações. Imagine não ter preocupação com combustível; peças e manutenção; IPVA, seguros e licenciamentos; salários, férias, décimo terceiro, horas extras, INSS, seguros pessoais, uniformes, assistência médica, encargos fiscais trabalhistas, etc.
· Previsão de custos mais assertiva: não há surpresas orçamentárias com relação às entregas. Ao terceirizar, a empresa pode considerar um valor fixo por entrega sem ter que levar em consideração os fatores citados no item anterior, que influenciam bastante no cálculo do frete.
· Simplificação de processos: e empresa pode remanejar funcionários para outros setores, aumentando a força de trabalho em vendas, por exemplo. Além disso, a entrega propriamente dita deixa de ser uma preocupação como era antes.
· Profissionalização: optar pela terceirização significa entregar uma etapa importante do processo de venda para uma empresa que possui estrutura e profissionais que trabalham exclusivamente com isso, profissionalizando essa fase do negócio.
· Satisfação dos clientes: quem terceiriza suas entregas utilizando empresas parceiras melhora consideravelmente em qualidade dos serviços, e isso leva, automaticamente, ao crescimento do nível da satisfação dos clientes, que passarão e receber seus pedidos em tempo hábil.
Terceirizar é a melhor opção
Portanto, não vale a pena trabalhar com equipe própria de entrega e manter uma frota de veículos na empresa. É importante que o empresário opte por empresas que possuem alta expertise em logística, de forma a garantir parcerias duradouras que refletirão, certamente, na satisfação do cliente final.
A terceirização pode ser feita tanto para pequenas empresas de delivery de alimentos como para grandes players do mercado (varejistas e atacadistas), pois é uma opção válida para praticamente todos os setores da economia e para todos os portes de empresas.
Existem empresas que prestam serviço de entrega personalizada até mesmo através de aplicativos, ou seja, é um mercado que também já está presente no ambiente digital, com grande tendência de crescimento.